sexta-feira, 23 de novembro de 2007

"The Car on Two Wheels"

"The Car on Two Wheels" era o nome que eu surripiava a um anuncio inglês da Unibus dos anos vinte para baptizar a história das Scooters. A recolha de imagens foi feita no site scootermaniacs. "Mega" Scooters dos primórdios do século passado até aos anos 60. Sim megas porque todas têm motorizações entre os 125cc e os 300 cc. Nesse tempo eram raras as motas que tinham motores maiores. Estas máquinas eram anunciadas e dotadas para uma utilização em cidade e em grandes viagens. Eu diria que quase todas tinham melhores condições para viajar que as motas convencionais da altura, prova disso é o uso frequente do side car como opção. Muitos dos fabricantes destas preciosidades eram antigas marcas de aviões que não subsistiram ao pós-guerra. A maior parte das marcas não chegaram aos nossos dias. No entanto algumas são marcas bem conhecidas ... MV Augusta, Harley Davidson, Moto Guzzi, Triumphe Honda são alguns dos logos que nos surpreendem.Do ponto de vista técnico as semelhanças às motas convencionais são grandes. O uso dos motores a dois tempos em posição central, bem como as caixas de velocidades é comum. O equipamento de luxo é uma constante que diferencia estas máquinas das motas convencionais,salientando-se a protecção aerodinâmica com o uso frequente de ecrans, a roda sobressalente e, no caso da Bond, o motor de arranque eléctrico. Estávamos no limiar da adopção da transmissão automática. A Honda já adopta essa inovadora tecnologia, todas as outras têm caixa de velocidades. Se na primeira metade do século as scooters tiveram uma evolução espantosa ultrapassando em larga escala a tecnologia das motas, durante a segunda metade do século quase desapareceram, resistindo a Vespa, a Lambretta e pouco mais. Esta travessia do deserto terminou já no final dos anos 80 com o lançamento da CN, precursora actual das novas MegaScooters. O conceito actual, como podemos constatar pelas nossas máquinas, é um caminho carregado de futuro.

Publicado em www.megascooterportugal.com em 7/02/2006

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