quarta-feira, 14 de outubro de 2009

c'est un joli nom camarade


Hoje é dia 12 de Outubro, parece que o verão voltou fora de tempo, a temperatura subiu e o dia está bonito. É um excelente dia para superar tristezas, desilusões, desalentos, e voltar a afirmar que, como ontem, como há 6 meses, como desde sempre estamos agora mais juntos e mais solidários na luta por uma vida melhor, por uma cidade que seja um motivo de orgulho, por um Mundo mais justo, por uma sociedade que irradique de vez a exploração do homem pelo homem. Há 6 meses, no Teatro Garcia de Resende apresentávamos os 5 primeiros candidatos à Câmara e o o cabeça de lista à Assembleia Municipal. Este último, Abílio Fernandes, deu-nos desde sempre e em particular nestes 6 meses, uma lição de humildade, de solidariedade de força anímica, própria da sua imensa dimensão humana. Todos se envolveram e empenharam com tudo aquilo que tinham e que não tinham e fizeram deste percurso uma festa, divertimo-nos criámos laços, cimentámos amizades. Estava prenhe de razão Jean Ferrat ao cantar:
C'est un joli nom, camarade
C'est un joli nom, tu sais
Qui marie cerise et grenade
Aux cent fleurs du mois de mai (...)
O "tempo das cerejas" teima em perdurar, este nosso tempo de vida ainda agora aqui chegou, foi uma curta travessia de poucos meses que acreditámos ser o caminho da mudança. E é o caminho da mudança porque é o caminho que nos transporta pelo lado certo da vida. Havemos de lá chegar camaradas! Abílio emprestou-nos, sem exigir nenhum retorno, toda a sua humanidade, João Oliveira é uma força da natureza, Eduardo Luciano, figura franzina, com uma energia para lavar e durar, contagiou-nos com a verdade de uma simpatia e de uma inteligência que transcendem os limites de um quotidiano cinzento que se adivinha. Todos os outros que não nomeio tem a mesma dimensão humana, o mesmo capital de luta, e de solidariedade. Se já era motivo de orgulho ter camaradas como estes, agora sei que o caminho é mais curto porque com amigos como estes não há ventos que não prestem nem marés que não convenham. Se ontem nos pareceu que o porto estava ali, bem perto, hoje sabemos que o ontem foi apenas um ponto de partida. E agora, Camaradas, a nossa bagagem transborda de uma energia acumulada na luta, nos milhares de conversas e km percorridos no concelho, nas cumplicidades, nas novas amizades. Aqui volto a lembrar-me de Ferrat:
C'est un joli nom, camarade
C'est un joli nom, tu sais
Dans mon coeur battant la chamade
Pour qu'il revive à jamais
Se marient cerise et grenade
Aux cent fleurs du mois de mai
Esse apelo todos o sentimos no coração, agora é ainda mais forte, agora, ao fim de 8 anos de travessia no deserto sentimos o porto aqui tão perto, Vá camaradas mais um passo, já uma estrela se levanta e cada fio de vontade são dois braços e cada braço é uma alavanca!

Luís Garcia

Militante do PCP

Évora 12 de Outubro de 2009

1 comentário:

Anónimo disse...

Amigo
Acho que um dia tenho de falar contigo sobre a viagem à Madeira para saber mais pormenores e colher informações, ela está nos meus planos Mototuristicos.

Um fraterno abraço

Sérgio Loureiro
www.slmotopage.com